Uma Dose Gamer – DLCs, empobrecendo gamers.

Muitos, poucos ou ninguém sentiu saudade da coluna de tema mais nerd possível no blog mais nerd possível. Para alegria ou tristeza desse povo ela está de volta para lhe fazer perder uns minutos de vida lendo um assunto mais polemico do que o Papa caindo na porrada com Ezio: DLCs!

Vamos ao ponto de partida, o óbvio pensamento de que se eu comprei um game, irei jogar todos os modos dele e aproveitar tudo ao máximo…correto? Não, hoje em dia isso não é tão simples. Nos antigos consoles onde a interatividade online não era existente, tínhamos essa oportunidade de aproveitar de fases, personagens ou outros desbloqueados a partir de tempos de jogatinas ou missões cumpridas. Todo conteúdo supostamente exclusivo já vinha incluso no próprio o game, o único trabalho que você tinha era descobrir um meio de torná-lo disponível. Esse modo de jogo com opções a desbloquear era possível até tempos da 2ª gerações de consoles da Sony ou Microsoft como exemplo.

A tendência da tecnologia é sempre evoluir e a conectividade online chegar aos consoles foi um processo orgânico, mas o único problema é que a indústria gamer tem se ‘’aproveitado’’ para obter lucros extras. Antes as expansões eram possíveis ‘’ de graça ‘’ nos games, mas hoje nós temos que pagar por elas se as quisermos. Cada jogador tem o livre arbítrio para decidir se vai ou não obter tais expansões, mas muitas vezes elas se tornam tão necessárias que você não tem opção se não obter. Todos os gamers do mundo se sentiram sacaneados ao jogar “Batman Arkham City” e descobrir que se quisessem saber realmente como o jogo terminava teria que baixar as DLCs lançadas meses depois ou comprar o famigerado “game of the year edition”(citando só um exemplo).

Esse modo de compra de expansões já existia muito antes em jogos de estilo MMORPG em PC. Players tinham a escolha de comprar itens diretamente do site do jogo para melhorar seus personagens, desde itens, magias ou até designers diferentes, que influenciam e muito na jogabilidade. Aos que jogam ou jogaram games desse estilo sabem que sempre o personagem que tenha itens de ‘’cash’’ tem uma superioridade com outros personagens com itens apenas conseguíveis no game, tornando quase uma obrigação a players adquirirem tais itens. Esse é o modo da distribuidora do game conseguir seu lucro extra, mesmo tal game sendo grátis para jogar.

Os modos multiplayers em consoles hoje em dia estão indo pro mesmo lado dos clássicos games MMORPG. É possível adquirir DLCs que irão influir e muito nos seus jogos online e irão muitas vezes dar superioridade a seus personagens em combate. Os games ficam mais interessantes com novas habilidades ou itens, mas não iremos ignorar o fato de ser pago. Os games originais dos consoles atuais chegam caro ao nosso país devido a alta carga de impostos inclusos que no mínimo deveria vir com open bar, e ainda tem que pagar mais e mais por expansões?

Também há casos de games com exclusividade em consoles. Como por exemplo, um game de luta como o último Mortal Kombat, onde em determinado console temos disponíveis 4 personagens extras, mas em outro console você só pode adquirir eles comprando por DLCs.

O mercado gamer daqui em diante será baseado nisso. Iremos presenciar games de renome com jogabilidade limitada para gamers que adquirirem apenas o jogo e não compram suas DLCs. Menos fases, menos personagens, menos itens, tudo graças á interatividade. Todo herói tem que ter seu vilão, e o vilão com certeza dos consoles de hoje em dia são as DLCs pagas. Espero um futuro onde volte aos tempos de games onde para desbloquearmos uma simples bota, eu não precise passar meu cartão no console e sim derrotar um chefão de fase no nível hard sem poder pular ou agachar.

Victor Hugo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s