Uma Dose Gamer – Sleeping Dogs: Feliz ano novo chinês, com o GTA asiático

‘’ Pastel de calne, quezo ou flango? ‘’  são com essas lindas palavras que anuncio mais um texto da coluna de tema mais nerd possível no blog mais nerd possível. Separe sua coxinha de flango com catupily, seu copo de caldo de cana e venha comemorar mais um ano novo chinês com o Em Sena, na nossa review de Sleeping Dogs, o GTA asiático.

Assumo que só experimentei o game após a disponibilidade gratuita na Live do Xbox 360. Acontece… Ninguém é de ferro. O game foi lançado em 2012, ante anunciado em 2009 com o nome True Crime: Hong Kong, o terceiro capitulo da série True Crime. Com orçamentos elevados demais e após cancelamento da Activision, a Square Enix adquiriu seus direitos e com parceria com a United Front Games, desenvolvedora do game, relançaram o game com novo titulo e disponibilidade para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

O jogo em si tem muitas influências. A mais forte e descarada é GTA da Rockstar. Outros games como Need for Speed, Assassin’sCreed deram influência aos modos de jogo de Sleeping Dogs. Um game de mundo aberto, com a oportunidade de o jogador se aventurar nas missões principais ou secundárias, explorar cidades, compras, evoluir habilidades ou simplesmente tocar o terror na rua.

No jogo, você controla o personagem Wei Shen, um policial que trabalha infiltrado no mundo do crime de Hong Kong. Sua missão se baseia em conseguir a confiança e se aprofundar mais no mundo do crime da organização da Tríade, chamada Sun On Yee(uma referencia à verdadeira tríade Sun Yee On) e entregar seus líderes a polícia.

Como mencionado, o jogador pode optar por missões do modo história, onde Wei Shen cumpre missões desde disfarçado na Sun On Yee ou missões diretamente da polícia, desde prender traficantes ou mafiosos, atribuindo novas habilidades ao personagem. Missões secundárias não acarretam muita influência na evolução do personagem/história. Missões de pegas nas ruas de Hong Kong também estão disponíveis, com uma forte influência dos games de corrida tradicionais.

Um ponto interessante do game é o fato dele focar mais em combates corpo a corpo. O combate traz não só o sistema de contra-ataque consagrado em Batman: Arkham City, mas também golpes variados e bem coreografados – construídos com o auxílio do ex-campeão do UFC, George St. Pierre. Ao volante, o jogador tem total controle sob o veículo, podendo efetuar fugas e perseguições perfeitamente, saltos de um veículo para o outro assumindo diretamente o banco do motorista, proporcionam cenas de ação de explodir cérebros! A mecânica de armas do game é uma opção secundária, mas bem trabalhada, onde temos a opção até de combates de tiro com câmera lenta.

Combater corpo a corpo são o forte do game

Combates corpo a corpo são o forte do game

O gráfico em si é aturável considerado ao ano do game. Ao pecar nos personagens e suas expressões, o game ganha ao explorar o visual da cidade. Assumo que as vezes perdia algum tempo apenas observando as luzes de Hong Kong, dirigindo um carro roubado (o legal em games assim é roubar, e não comprar). Por estarmos acostumados com games em cidades como Nova Iorque, Tóquio ou Los Angeles, nos surpreendemos com as vidas em cada canto da cidade.  A mecânica de veículos considero ter sido feita porcamente. Não existe muita diferença entre veículos, desde a direção ou velocidade. Uma cidade geralmente tem apenas 2 ou 3 tipos de carros, não considerando o ônibus. Para um game de mundo aberto, tal detalhe pesa para o jogador, mas garanto que não atrapalha a magia do game.

A riqueza de detalhes da cidade de Hong Kong

A riqueza de detalhes da cidade de Hong Kong

Sleeping Dogs é aquele game que ninguém conhecia sua franquia, mas vira sucesso após uma mudança de nome e comercialização. Considerado uma boa diversão, o game prende o jogador ao modo história, nos fazendo perder horas em jogatina e diversão. Ainda que seja uma propriedade intelectual, é impossível não jogar o game e relembrar franquias consagradas pioneiras do estilo mundo aberto. Quem não tem cão, caça com gato, e em épocas de baixo orçamento ou falta de oportunidade de adquirir um GTA da vida, Sleeping Dogs é uma ótima opção para diversão nas horas vagas.

Victor Hugo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s